Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!

Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!
Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

URBANISMO LATINO-AMERICANO - Bibliografia e aula do Professor Ricardo Medrano

Bibliografia levantada pelo professor Ricardo Medrano sobre Urbanismo Latino-Americano. Após vários anos de pesquisa na área de urbanismo e, notadamente, na América Latina, o  professor Ricardo Medrano notou que o tema foi explorado por excelentes pesquisadores e apresentou-nos esta lista dos  pontos altos, em termo de livros, aos interessados em avançar no tema.


slides
CLIQUE AQUI

Aula do professor Medrano sobre parte de suas viagens pela América Latina especialmente notando o traçado e implantação das cidades astecas, incas etc. Nota-se que amiúde o traçado antigo é quadriculado e existe até os dias de hoje em muitas de tais cidades. Na  parte um pode se ver uma sequência curiosa percorrendo a grande rua principal de uma cidade azteca que leva ao templo da Lua. Nesta caminhada o professor Ricardo notou um efeito cenográfico interessantíssimo, no qual pirâmide e montanha desaparecem ao olho do caminhante e retornam até seu clímax na chegada à pirâmide, ou zigurate, primitivo.

Na parte 2 o destaque fica para diversos mapas de cidades antigas latino-americanas e a sequência em que  se vê como uma antiga igreja que dominava a paisagem numa cidade costeira, acabou sendo engolida pelas construções ao seu redor.

Fico devendo uma nomenclatura das inúmeras  cidades e mapas apresentados, mas publico, autorizado pelo autor, na intenção de ajudar os estudiosos e provocar interesse neste tema amiúde ignorado: o urbanismo latino-americano, notadamente o hispânico, nessa aula.



CLIQUE AQUI - PARTE 1 DA AULA

CLIQUE AQUI - PARTE 2 - DA AULA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem-vinda, ainda que discordante. Não pretendemos a unanimidade, mas crescer pelo intercâmbio de ideias e pontos de vista diferentes. Sinta-se livre para expressar sua opinião!