Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!

Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!
Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!

CONTRATE O ALUNO ETERNO COMO PALESTRANTE




O tempo me levou a trabalhar nos mais diversos lugares: 
No Banco do Brasil, quando fui Menor Aprendiz, em multinacionais do ramo farmacêutico, Home Center de construções, Venda de serious games e e-learning e vários outros.

Também atuei como autônomo quando montei uma sorveteria, vendi e consertei jóias de ouro, revenda de livros, contato em imobiliária e diversas outras atividades.

Como escritor produzi dois livros, um dos quais se encontra no catálogo da Livraria Cultura: A História de Dabu, o Antigo Sábio Chinês que foi o Avesso de Buda. 




Casei-me quando tinha 18 anos e pude trabalhar como evangelizador na cidade de Serrinha, entre os anos de 1976 e 1984. Ao voltar a São Paulo restava completar o segundo grau: o último ano. Só 29 anos depois de ter saído da escola consegui finalizar essa etapa em 2007, cursando o EJA numa escola estadual no bairro de Sapopemba.

Uma coisa interessante aconteceu quando voltei aos bancos escolares com 49 anos: meu professor de filosofia, em 2007, iniciou a primeira aula explicando que havia um programa do governo federal financiando via bolsa de estudo a faculdade de alunos carentes desejosos de fazer o terceiro grau. Era o PROUNI, programa do qual eu tinha bem pouco conhecimento. O professor explicou: é necessário fazer a prova do ENEM. Após isso o aluno com média acima de 4,5 se inscreveria no PROUNI se candidatando à faculdade. 

Na semana seguinte tivemos a segunda aula de filosofia, e o professor Elcio iniciou a aula repetindo a mesma dica de antes. E acrescentou: "Corram, pois programas assim podem ser suspensos em pouco tempo!"

Pensei com meus botões: "O homem dá a mesma dica duas vezes, e bem no início da aula. Esse PROUNI deve ser algo interessante!" Outra dica dele foi: "Não pensem que as bolsas são apenas para faculdades baratas: grandes universidades também estão incluídas!". Isto me animou ainda mais.

Terminei o EJA, finalmente completei meu segundo grau! E no mês seguinte inscrevi-me num curso rápido preparatório para o ENEM, que seria pouco depois. Obtive uma nota alta na prova errei 4 questões de 90. Na redação tirei 7,5 e descobri, mais tarde que foi uma nota muito boa. Uma verdade precisa ser dita: o ENEM em 2007 era muito mais fácil do que é hoje, então isso explica minha boa classificação. 



Inscrito no PROUNI obtive a entrada no curso de Arquitetura & Urbanismo no Mackenzie, em São Paulo. Hoje, com 54 anos prossigo meus estudos e sinto-me feliz dentro do campus. O curso é bastante puxado mas sinto que a idade ajuda visto que sempre gostei de ler e a bagagem de vida sempre nos ajuda no mundo acadêmico. 


Montar as palestras é um modo de devolver um pouco do muito que aprendi no trabalho e atividades desenvolvidas. Amigos, colegas, supervisores, gerentes e diretores, todos a seu modo nos ensinam algo - nem que seja algo que NÃO devamos fazer! 





Veja algumas de nossas palestras disponíveis.
Tenha em mente que em cada apresentação há um ajuste, de modo que a platéia seja beneficiada. Em outras palavras, raramente há uma boa palestra pronta: o segredo é customizar, ou seja, adaptar ao grupo e as suas necessidades. 



***



ATINGINDO A EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO
COM A INTELIGÊNCIA SOCIAL HUMANA



Público alvo
Vendedores, atendentes e todos que tenham contato direto com o cliente. 

Eixo da palestra
Provocar uma reflexão pessoal no profissional envolvido em atendimento.

Resumo
Toda empresa é esquizofrênica.
Só a inteligência pode enfrentar a esquizofrenia corporativa. 
É necessário compreender as exigências de cada um dos 3 elos da corrente do atendimento: o cliente, a empresa e você mesmo como funcionário. 







***





O VENDEDOR FELIZ

Público Alvo 
Equipe de vendas e atendimento ao público.

Eixo da Palestra 
Mostrar o lado risível da incessante busca de metas e faturamento.

Resumo
Palestra bem-humorada sobre os desafios e pressões que todo vendedor sofre. Naturalmente eles tem suas defesas e malandragens, expostas aqui para conhecimento público. Se houver necessidade de descontração em seu evento, aqui uma boa opção, afinal saber rir de si mesmo é o primeiro passo para agirmos conscientemente.









***






A ARQUITETURA DOS RELACIONAMENTOS

Nossa experiência no mundo corporativo e com vários grupos sociais revelou um dos grandes desafios enfrentado por todos: conviver em harmonia com os mais diversos tipos de pessoas. Como reduzir a tensão no grupo que precisa agir unidamente, mas se encontra dividido? Quais as armadilhas a serem evitadas para se fortalecer a união da equipe? Como lidar com personalidades sensíveis ou melindrosas?

Algo que nem todos se dão conta é: mesmo um simples elogio pode causar problemas! Por que? Como evitar isso?

As respostas são apresentadas em analogia com a Arquitetura contemporânea. Construir um prédio tem algo a ver com construir amizades e companheirismo - por incrível que pareça! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem-vinda, ainda que discordante. Não pretendemos a unanimidade, mas crescer pelo intercâmbio de ideias e pontos de vista diferentes. Sinta-se livre para expressar sua opinião!