Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!

Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!
Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

OS CENTROS DAS METRÓPOLES - Especialistas falando de modo breve sobre a questão urbana

Seminário reunindo especialistas em cidades: cada um fez sua apresentação sobre um tópico específico, girando em torno dos centros das metrópoles. O texto é leve, as apresentações são coloquiais, sem tecnicismos, então podem ser ótima ajuda aos que estão envolvidos no planejamento urbano, no estudo acadêmico ou em projetos ligados a órgõs públicos ou empresas envolvidas na questão.

CLIQUE NO TEXTO DE SUA ESCOLHA







O texto de Huet é interessantíssimo, ainda que breve. Ele questiona se aquilo que chamamos "espaço público" não é, realmente, apenas as sobras da ocupação privada, ou seja, aquilo que restou ao se dividir os lotes, após cada um tomar posse do que é "seu". Ele mostra que o espaço público precisa ser mais do apenas o não "particular".

Ruth Carsoso se apresenta com uma leveza encantadora na visão de antropóloga. Ela detecta a profundidade da segmentação e do preconceito existente em nossa sociedade. Até que ponto as castas e a segregação se enraizaram em nossa mentalidade e não o notamos?

Jaime Lerner é um verdadeiro maestro do urbanismo contemporâneo. Em poucas palavras ele destrói mitos, aponta caminhos e finaliza cobrando audácia, coragem e perseverança dos gestores que lutam por cidades de mais qualidade. Um texto simples, linguagem coloquial, e verdadeiramente inspirador. 

O urbanismo pode ser extramemente tedioso, mas não quando apresentado pelos bons mestres. Aliás, uma dica aos alunos eternos: o cinema, descobri há  pouco, nasceu filmando as cidades. As primeiras cenas dos irmãos Lumiere eram cidades e ruas dos cinco continentes. Se você observar bem, raramente um bom filme ignora a questão urbana. Pode reparar. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem-vinda, ainda que discordante. Não pretendemos a unanimidade, mas crescer pelo intercâmbio de ideias e pontos de vista diferentes. Sinta-se livre para expressar sua opinião!