Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!

Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!
Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!

segunda-feira, 5 de março de 2012

ACÚSTICA - Conforto Ambiental

OUVINDO A ARQUITETURA

L. Rasmussen comenta aqui a influência da arquitetura das antigas catedrais no surgimento de um novo tipo de música: o canto gregoriano. Acontece que a reverberação nestes templos torna difícil um discurso normal ou uma música cantada no diapasão comum, por exemplo, como quando se canta ao ar livre. O tempo de reverberação é tão alto que o retorno das frases ou notas, impede uma audição de qualidade, exceto se a própria fala ou melodia fornecer o espaçamento mais longo entre as notas ou sílabas.
Então vc começa a entender pq uma missa tem aquele ritmo lânguido e pq o canto gregoriano funciona bem ali: as sílabas repercutem longamente, mas causam um conjunto harmonioso.
Outras arquiteturas, com outros  tempos de reverberação, fomentaram outros tipos de canções e discursos.
Ao final, Rasmussem fecha com chave de ouro seu texto, mas aí vc terá de lê-lo!
slides do texto
 * * *

REVERBERAÇÃO

Cálculos, tabelas e exemplos de auditórios com preocupação em ressonância e placas rebatedoras. Então alguém me pergunta: essa aula não ficaria melhor em Power-point? E eu respondo, sim! O slide permite vc parar, ver as equações com calma, ver as plantas dos auditórios e coisa e tal. Mas não sei porquê, tem dias em que o portal slideshare.net não recebe meus trabalhos. Penso que pode ser pelo tamanho, então eu tranformo as imagens em Jpeg, remonto a apresentação e salvo em PDF, reduzindo o tamanho para a memória, mas ainda assim o portal recusa! O jeito é botar em vídeo! Neste caso sempre me obrigo a botar uma musiquinha de fundo, e a coisa vai! O Youtube não reclama do tamanho das imagens, mas anda me avisando que essas músicas podem ter reclamações de direitos autorais e coisa e tal... 
Bem, o meu blog é não lucrativo - nem anúncios tem (por enquanto) de modo que não acho que o Djavan, Milton Nascimento, Grupo Era e outros vão me processar. Acho...
Por enquanto, sugiro aos amigos da Arquitetura & Urbanismo, aproveitem e baixem o que for útil. 
Ninguém sabe o dia de amanhã, certo?
Se bloquearem definitivamente o uso de trilhas musicais, terei de cantar e gravar minha voz! Neste caso vocês sofrerão mais. E alguém talvez me processe por atentado à saúde pública!


CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO


* * *
Isolamento, Absorção e Reflexão acútica.

CLIQUE AQUI
* * *
Acústica: modelos de auditórios e algumas dicas para projeto arquitetônico.

CLIQUE AQUI - AULA DE REBATEDORES ACÚSTICOS PARA AUDITÓRIOS

CLIQUE AQUI - SALAS DE TEATRO ANTIGAS E MODERNAS

CLIQUE AQUI - SALA DE CONCERTOS - Exemplos de volumetria

CLIQUE AQUI - SALAS DE EVENTOS - Exemplos

CLIQUE AQUI - BOLETIM DO IBA 1961

CLIQUE AQUI - SONARE - JANELA ANTI-RUÍDO - Detalhes

CLIQUE AQUI - ACÚSTICA URBANA - O ruído na cidade

CLIQUE AQUI - PROPAGAÇÃO DO SOM, ONDA, FREQUÊNCIA



AUDITÓRIO DA PUC
Campinas - SP
slides

 

Isolamento em Hóteis
slides



PRAÇA DAS ARTES - SP, CAPITAL

slides



SALA SÃO PAULO

slides



TEATRO ABRIL

slides


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem-vinda, ainda que discordante. Não pretendemos a unanimidade, mas crescer pelo intercâmbio de ideias e pontos de vista diferentes. Sinta-se livre para expressar sua opinião!