Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!

Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!
Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

BIBLIOGRAFIA DE ARQUITETURA E URBANISMO - Professor Renato Carrieri

Pense num professor que manja tudo de estrutura; que te ajuda rapidamente a dimensionar teus pilares e vigas; atende você a qualquer momento para te orientar - mesmo você estando noutro semestre e não tendo aulas com ele. Esse é o professor Renato Carrieri. Tive aula dele  no terceiro semestre e em todas as aulas, vinham alunos de outros anos e do TFG, quietinhos, discretamente, tirar dúvidas com ele para  suas entregas.  E ele atendia a todos gentilmente, na medida do possível, claro. Nunca o vi agressivo, sarcástico ou prepotente conosco - o que por si só já merece elogios!

Agora te pergunto: você acha que ele é querido pelos alunos? Claro que sim! Um dia fui ao seu escritório e além do ótimo café, levemente aromatizado, ganhei uma lista em uma folha de papel. Era a sua bibliografia de escolha pessoal, sugerida para o curso de Arquitetura & Urbanismo. 
Cada semestre tem uma lista assim, fornecida oficialmente aos alunos, para pesquisarem, caso tenham interesse, os principais autores na área. Essa aqui é a lista pessoal, de sugestão do professor Carrieri. 

O Carrieri me alertou: faltou Jane Jacobs, autora de Morte e Vida das Grandes Cidades - aluno algum devia desconsiderar esta obra básica de urbanismo e compreensão do espaço modernista. (A Jacobs é fantástica: fez um livro em 1960, os brasileiros a traduziram no ano 2.000 e a mulher ainda é imbatível na compreensão do básico em urbanismo!). Bom, esta lista é um dos "Top Teen" das minhas quase 200 publicações no slideshare.net. O que prova que a galera tá procurando dicas de leitura. 

Caso você queira comprar algum livro, procura o Toninho, na BKS Livraria (até pela web). Ele tem TUDO de Arquitetura. Aí tu diz pro Toninho: sou amigo do Carlão, o Aluno Eterno! Com esta frase tu ganha um desconto, pode acreditar - pode até não ser um grande desconto, mas alguma coisa tu vai ganhar!
Então, bom proveito, alunos eternos!


 slides



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem-vinda, ainda que discordante. Não pretendemos a unanimidade, mas crescer pelo intercâmbio de ideias e pontos de vista diferentes. Sinta-se livre para expressar sua opinião!