Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!

Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!
Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

PARALLEL NIPPON - Instituto Tomie Ohtake

No final de 2010 o Instituto Tomie Ohtake recebeu a exposição intinerante sobre a produção arquitetônica japonesa contemporânea, a Parallel Nippon. Eu não conhecia patavinas do tema. Então disse a mim mesmo: vou lá, dar uma olhada rápida, registrar uns 4 trabalhos legais e tudo bem. Bom, acontece que o Aluno Eterno é sempre um caixias, um nerd, ou (na sigla mais vulgar) um cdf, de tal sorte que ao receber um belo catálogo com algumas frases sobre cada projeto e nome dos arquitetos, comecei a verificar um a um dos 120 trabalhos expostos e resolvi anotar algum comentário sobre todos!

Claro que nem sempre consegui elaborar algo relevante sobre cada prédio, e também alguns deles não se entregam facilmente à análise, de modo que meu relatório não é cabal. Todavia, aos que tiverem a pachorra de lê-lo, creio, transmitirá algo da visão de um aluno sobre a obra.

Encarei esse desafio também como um exercício de escrita, de lidar à base do texto com o mundo arquitetônico, que é fundamentalmente visual. Como aluno, preciso encontrar o termo certo, a disposição mais exata, mais concisa e descritiva daquilo que vi. Por isso gostei de ir até o fim, e foi necessário ir umas 4 vezes à exposição. Fui tão assíduo que reparei haver dois cartazes com legenda trocadas, e avisei a administração.

Resumo da ópera: a arquitetura japonesa atual está em mutação, em efervecência, assim como sua sociedade. E há, em muitos trabalhos singelos, beleza e inteligência exemplares. Então você reclamará: "Pô, meu caro, mas não tem imagens!" e eu vou te responder, "Vai no Google, uai!"

slides sem fotos, apenas com textos comentando cada obra da exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem-vinda, ainda que discordante. Não pretendemos a unanimidade, mas crescer pelo intercâmbio de ideias e pontos de vista diferentes. Sinta-se livre para expressar sua opinião!