Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!

Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!
Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

PARANAPIACABA - Uma visita


Uma vila inglesa em plena Serra do Mar? Uma aldeia que parou no tempo? Um vale, separado de toda a civilização onde até o celular perde o contato com o mundo externo? A Vila de Parabapiacaba é isso e ainda mias: é um museu a céu aberto, mantida intacta como foi construída, preservando a história arquitetônica do século 19, no estilo britânico das casas de madeira. Um cenário inesperado, uma volta ao passado, dominado pela ausência de cores vivas, já que o verde escuro, o marrom das máquinas velhas e o vermelho escuro das construções predominam neste canto surpreendente da região metropolitana de São Paulo. 
Você vai se sentir deslocado, em uma viagem no tempo e no espaço. E jamais esquecerá disso! 



slides

2 comentários:

  1. Que vontade de conhecer esse lugar! Sou historiadora e sofro um pouco da síndrome daquele personagem do filme MEIA NOITE EM PARIS. Nunca tinha ouvido falar nessa vila, mas parece ser um lugar encantador.

    ResponderExcluir
  2. Betzaida, se você estiver na capital de São Paulo é fácil chegar lá: basta pegar o trem na estação da Luz, em direção à Rio Grande da Serra. De lá pega-se um ônibus intermunicipal que, em 15 minutos, chega em Paranapiacaba.

    Outra opção é, aos domingos, na Luz, tomar o expresso turístico, que leva o pessoal diretamente à velha estação de Paranapiacaba, junto à torre do "Big Ben". Esta viagem custa algo menos que R$ 30,00, mas deve ser agendada via internet, pois sempre sai lotado. Um monitor, durante a viagem no expresso, vai contando a história do lugar aos viajantes do trem que sempre sai lotado.

    Nunca usei o expresso, mas fui de trem comum mesmo. A vantagem, nesse caso, é que o ônibus que sai de Rio Grande da Serra te deixa na parte alta, de onde o cenário é deslumbrante. Não ligue se o dia estiver nublado: é normal e a neblina torna ainda mais insólita a paisagem.

    ResponderExcluir

Sua opinião é bem-vinda, ainda que discordante. Não pretendemos a unanimidade, mas crescer pelo intercâmbio de ideias e pontos de vista diferentes. Sinta-se livre para expressar sua opinião!