Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!

Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!
Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

QUEM MATOU A PRAÇA ROOSEVELT? - 2

A praça Roosevelt fica no centro de São Paulo, um lado junto ao começo da Rua Augusta, o outro lado faceando a Rua da Consolação, tendo a igreja da Consolação como companheira. Era um projeto modernista, com desenho inovador: vários pisos se sobrepondo, num jogo de entrada e saída inusitado. Havia um pombal na sua inauguração. Támbém havia um mastro para a bandeira nacional e, o famoso Pentágono: um piso sobrelevado com 5 faces, (daí o nome Pentágono, do grego "penta"= cinco, "gonos"= lados). Este Pentágono era uma construção curiosíssima, pois permitia aos visitantes um ambiente um tanto isolado, sossegado, de onde podia-se mirar o entorno e fazer o que gostamos de fazer numa praça: nada!

Bem, o caso é que a praça foi decaindo, foi sendo abandonada e se degradou enormemente. Por quê? É isto que eu queria saber. Cada amigo meu tem uma resposta pronta e rápida. Eu, cá comigo, sempre duvido das respostas rápidas. O professor Joan Villá tem a sua: "Claro que deu errado: praças não podem ter cotas (altura nos pisos) variadas! O projeto já nasceu errado por isso!" Olha, eu gosto do Joan Villá - ele é meio  ranzinza, gosta de soltar suas frases um tanto zombeteiras, quase prepotentes, mas gosto dele, afinal, eu também sou um chato de galocha, então nos damos bem os dois. Entrementes... permito-me discordar dele. Não aceito essa resposta "a Praça Roosevelt fracassou porque tinha diferentes níveis de pavimentos". Sabe por que? Porque eu conheci e curti a Praça Roosevelt nos seus anos dourados, sim nos anos 70. Ela era linda! E as pessoas a tinham como point. Então, ainda que os diferentes pavimentos tenham contribuido para seu desuso, isso por si não explica o alto grau de degradação a que chegou.

Você quer ter uma ideia? Dá uma olhada neste trabalho. Bem, eu misturei letras de canções com as imagens. Por quê? Sei lá. Só prá fazer diferente, é isso.  Veja depois me diz, na sua opinião, quem matou a Praça Roosevelt.


QUEM MATOU A PRAÇA ROOSEVELT - slides - CLIQUE AQUI 

P.S.: Bem, é justo avisar aos amigos que nenhum destes grafites ainda existe: a praça foi demolida para se reconstruir uma nova no lugar. Por isso fiz questão de reunir o máximo possível de imagens dos artistas de rua: para perenizá-los. Breve será entregue à população da cidade de São Paulo uma nova Praça Roosevelt, provavelmente melhor que a anterior - é a expectativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem-vinda, ainda que discordante. Não pretendemos a unanimidade, mas crescer pelo intercâmbio de ideias e pontos de vista diferentes. Sinta-se livre para expressar sua opinião!