Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!

Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!
Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!

domingo, 1 de janeiro de 2012

QUADROS DA ARQUITETURA NO BRASIL - essencial

O professor Nestor Goulart Reis Filho escreveu alguns ensaios sobre arquitetura no Brasil no século 19 e reuniu o material no livro Quadros da Arquitetura no Brasil, da série Debates, editora Perspectiva. A gente leu e resumiu. É isso. Ah, as belíssimas ilustrações são minhas. Mas libero-as para uso internacional, não comercial. 

Você começa a entender a relação da construção de casas em relação ao lote: primeiro ela ocupava todas fronteiras do terreno, depois se descolou de uma das laterais, surgindo assim um jardim nas casas - e a casa veio a ter uma varanda lateral, que fazia as vezes de um corredor externo. Porsteriormente a fachada frontal  recua da calçada, de modo a haver uma varanda na frente e, amiúde, um jardim dando para a rua. Em todo esse processo é curioso o modo de o brasileiro lidar com os setores de serviço, comércio, atendimento à funcionários, fornecedores e conhecidos, alijando-os do contato com a família pessoal do proprietário. Também é interessante notar a origem da edícula, aquela parte posterior do terreno, junto ao quintal. 

A escravidão, o surgimento da produção do café e, com ele, as linhas férreas, mais o avanço na qualidade dos materiais construtivos que vinham para o Brasil, fazem parte do complexo da nossa história construtiva.
Tudo isso revelado com simplicidade pelo olhar aguçado do professor Nestor Goulart

slides

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem-vinda, ainda que discordante. Não pretendemos a unanimidade, mas crescer pelo intercâmbio de ideias e pontos de vista diferentes. Sinta-se livre para expressar sua opinião!