Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!

Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!
Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

GUIA DE OBRAS DE OSCAR NIEMEYER - BRASÍLIA 50 ANOS

Guia das obras de Oscar Niemeyer em Brasília, produzido pela Câmara dos Deputados Federais.

Sobre Niemeyer, um aviso aos amigos: evite opiniões contudentes sobre a qualidade das construções projetadas pelo escritório de Niemeyer - conheça-as, primeiramente. Este conselho parece óbvio, mas é oportuno tendo em vista 2 aspectos curiosos, quando se entra nessa questão:

1)    Todo mundo tem uma opinião apaixonada e sumária sobre este arquiteto. Você não precisa se sentir obrigado a isso. Não se espera de você uma opinião apaixonada, igualmente é perigoso uma opinião sumária, ou seja, rápida, superficial - quer amando, quer repudiando o legado. É mais enriquecedor que você apresente um ponto de vista ponderado, abalizado. E a dificuldade disso está no segundo ponto.

2)    Niemeyer construiu mais nos últimos 10 anos do que nos últimos 70. Isso nas palavras dele! Então surge uma situação rara - a obra do arquiteto deu-se em tal velocidade nestes anos mais recentes, que a crítica especializada não teve tempo ou habilidade de conferir tudo. Se você não conhece ou não estudou o espaço Niemeyer na Espanha, os novos teatros com fundo reversível e dezenas de projetos espalhados pelo mundo, cuidado! Você pode estar correndo o risco de se referir às obras clássicas (Pampulha, Brasília, Copan) e desconsiderar o grosso da produção, que é, muito mais recente. 
 
Cloncluindo aos amigos do Aluno Eterno: seja observador, analise as implantações, os acessos, os materiais, as soluções estruturais e não repita a tolice dos leigos de mirar só a volumetria. Desenvolva uma observação mais  profunda, mais perspicaz, e daí, forme sua opinião. Evite o maniqueísmo "gostei!-não gostei!", isso funciona quando vamos à uma loja de roupas ou a um restaurante, não numa conversa de alto nível entre pessoas estudadas. Entre pessoas acadêmicas ou que buscam avançar no que fazem, o que você "gostou" ou "não gostou" é irrelevante. 

O que espera-se de você é que diga que pontos alvos você detectou no projeto e onde o ele poderia ter sido melhor pensado e que opções você proporia, caso pudesse alterá-lo. Este exercício crítico é construtivo. Dizer só "amei" ou "odiei" é infantil e já está na hora de você sair da infância, não acha?

 Enfim, o mundo mudou muito nestes 104 anos, e ao contrário do que muita gente pensa, Niemeyer também!
 
 e-book

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem-vinda, ainda que discordante. Não pretendemos a unanimidade, mas crescer pelo intercâmbio de ideias e pontos de vista diferentes. Sinta-se livre para expressar sua opinião!